terça-feira, 9 de junho de 2009

O esquizofrênico é violento?

Em geral o esquizofrênico não é violento ou perigoso. Fora da crise é uma pessoa como qualquer outra. Alguns, quando em crise, se tornam agressivos, verbal ou fisicamente, pois os delírios ou as alucinações podem fazê-los sentir-se ameaçados.
Nesses momentos, é importante conversar com a pessoa sem provocá-la, mantendo um diálogo franco e tranqüilo. Na hipótese de ser necessário conter um ato agressivo, é preciso contar com mais pessoas para evitar que o paciente ou terceiros se machuquem. Episódios de agressividade, a depender da intensidade, são situações que indicam a necessidade de eventual internação para garantir a integridade do paciente ou terceiros.

4 comentários:

  1. Parabéns pelas informações do blog, é uma grande contribuição aos que procuram aprender sobre a doença para melhor entender o doente em suas necessidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua iniciativa de colocar informações importantes sobre a doença, assim você contribui com todos que se relacionam com pessoas que têm esse problema a entendê-los melhor, e também, acredito que surgirão pessoas com experiências e conhecimentos para dividir com todos aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo anônimo,
    obrigada pela sua opinião!
    abçs

    ResponderExcluir